Links

::VW Fusca '67 & Empi 5 Spokes::

Quando se tem um carro preparado, normalmente utilizá-lo no dia-a-dia torna-se uma tarefa inviável. Seja por conta dos constantes engarrafamentos, tráfego pesado ou mesmo a indocibilidade de um motor arisco, a tarefa que deveria ser prazerosa torna-se um martírio e o veículo que era para ser fonte de felicidade e alegrias passa a incomodar, quebrar com frequência e torna a vida de seu proprietário um verdadeiro inferno.



Vinicíus Cannata, o Vini, viveu esta situação em alguns momentos pelas ruas de Curitiba/PR e decidiu dedicar apenas os finais de semana para seu VW Gol Furgão '91 aspirado, agora equipado com um motor AP 2.0L STD, comando de válvulas 288º, coletor 4x1 e uma dupla de carburadores Weber 40mm. Uma receita não muito pesada, mas que acaba trazendo alguns percalços no uso cotidiano e que fez com que Vinicius procurasse um carro mais "manso" para o dia-a-dia. Frequentador assíduo do site/fórum RatVolks, Vini procurava incansavelmente um Fusca em bom estado pra poder locomover-se, mas a tarefa estava longe se ser considerada fácil. "Antes de comprar já queria um carro para montar nesse estilo, mas queria pegar quase que pronto e os que achava tinham muita coisa pra fazer (mecânica, assoalho, elétrica ou interior.). Além disso, só queria se fosse vermelho, azul ou verde. Com uma lista limitada e restritiva, Vinicius finalmente encontrou um carro exatamente como gostaria. Viu o anúncio do VW Fusca '67 do Leandro "Starke" e não pensou duas vezes. Correu até a pacata Pomerode/SC e arrematou o carro. "O carro do Starke era bom porque tinha a parte de baixo e eletrica feita, mecânica boa e até hoje (desde abril/09) não fiz nada nessas partes. Valeu a pena pagar um pouco mais caro num carro assim do que pegar um muito destruido." - diz ele. O valente Fusca veio rodando de Pomerode à Curitiba numa viagem de mais de 200km sem qualquer problema.

Assim que o carro chegou à cidade, a galera do RustedLive colocou a mão na massa para ajudar seu mais novo membro. A primeira providência foi trocar os pneus dianteiros por outros mais estreitos e de perfil mais baixo de medidas 175/55-15" em rodas de 4,5x15", enquanto que na traseira permaneceram os largos 195/65-15" montados em rodas 5,5x15". A suspensão foi feita com a ajuda do amigo Ronaldo (o proprietário da dupla '62 & '54) que já tinha a receita prontinha para encurtar o quadro dianteiro em 5cm de cada lado, fazendo um novo suporte para o amortecedor e permitindo que o Fusca '67 ainda tivesse três regulagens no tubo superior e mais três no tubo inferior, sem utilizar a catraca, mudando apenas a furação na castanha do quadro.




Rodando por um bom tempo como fora conhecido visualmente pelas mãos do antigo proprietário, Vinicius resolveu adquirir as belas rodas da Empi, modelo 5 Spokes polidas. "Aí tive que trocar os adesivos da American Eagle pelos da Empi, né?!" - diz, referindo-se aos adesivos ostentados nos vidros laterais traseiros. As rodas foram montadas utilizando parafusos fabricados sobre ordem de Vinicius, com especificações próprias e utilizando os mesmos pneus, numa bela e destoante combinação. Externamente, apenas mais um ítem foi adicionado: Um abridor de garrafas preso à parede do pára-choques.




O motor não sofreu alterações. Trata-se de um 1.300cc completamente original e com bastante saúde. Um dos ítens que mais chama a atenção de Vinicius é o interior: "É branco gelo, opcional de época e não existe reprodução. Os puristas ficam loucos!" E esta não é a única diversão de Vinicius que adquiriu o Fusca '67 para o dia-a-dia, para não precisar se preocupar com a aparência, com esbarrões eventuais, limpeza externa... afinal, visual aqui não é prioridade. O lema é curtir o carro em sua essência e isso Vinicius tem seguido à risca.




"É bom andar com o carro. As reações são as mais diversas! É divertido! As perguntas e comentários mais frequêntes são:
- Vai reformar?
- Vai pintar quando?
- As rodas valem mais que o carro???
- As rodas valem mais que o carro!!!
- Como você tem coragem de andar com isso? - Mãe de Vinicius.
- Você deixou as rodas muito pra dentro! - Pai de Vinicius.
- Vai desmontar!!! - A mãe de carona.
Certo dia um mendigo passou direto quando estava pedindo dinheiro num semafaro. É divertido! Essa é a palavra quando se anda no carro. É risada o tempo todo!"





Durante a sessão de fotos feitas por Camilo Fontana é possível observar a reação das pessoas ao passar deste VW '67 que, apesar de seus mais de 40 anos encontrou uma maneira bastante peculiar de destacar-se no trânsito de Curitiba.

Grande abraço a todos!

16 comentários:

  1. Sem dúvidas um dos mais belos vws do Brasil!!!

    Parabéns ao dono.. quer dizer, aos donos, do volks e do blog!

    NoIs é noIs!!

    Márcio
    Verdeeprata
    Sintonia VW, Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. AEW!!!
    animal o fusca do vina!!!

    Rustedlive.com

    ResponderExcluir
  3. Du caralh#*@!

    Muito lindo o Fusca, parabéns ao dono!

    ResponderExcluir
  4. Show a matéria, as fotos e o carro.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. esse eu conheço ao vivo...
    parabéns! sem dúvida, único!

    ResponderExcluir
  6. SHOW O CARRO , SHOW AS FOTOS..... PARABENS AE VINA..... ABS

    RUDE ( BRAZILIAN FOLKS )

    ResponderExcluir
  7. Muito show. Style!

    _________________________________________________________________________
    Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.blogspot.com/ e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo mesmo esse fusca! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  9. Maloquero esse fusca!
    parabens

    Abraço Andinho

    ResponderExcluir
  10. FALA AMIGO, LINDO FUSCA CARA PADRÃO MESMO, me diz uma aonde conseguiu essa roda? vi em alguns anuncios, mas eh mais cara que meu fusca cara...!!!kkkkk

    da uma olhada no meu:
    http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,33865.0.html

    ResponderExcluir
  11. COMPANHEIRO MUITO SHOW A FUCA,VC FOI MUITO FELIZ,MAS QUEM TEM AMIGOS SEMPRE É UM KAMARADA FELIZ,PARABENS AS RODAS FICARAM LINDASSA.

    ResponderExcluir
  12. Cara como vc fez esta suspenção com 3 regulagens manda receita se puder no meu email mauricio-te@hotmail.com Valeu.

    ResponderExcluir
  13. O Fusca ficou animal, parabéns! Essas rodas são show!
    Vc ainda tem as duas rodas traseiras originais tala larga? Quer vender? Me manda um e-mail fred_cavi@yahoo.com.br.
    Valeu, abraço! Fred.

    ResponderExcluir
  14. Lindo fusca. tenho um do mesmo ano e cor, so nao tem as rodas, rsrs. Parabens

    ResponderExcluir