Na década de 90 a Fiat resolveu diversificar. Esta estratégia não é exatamente uma novidade para a montadora italiana, mas nenhuma de suas "diversificações" angariaram tantos apaixonados e admiradores.
Desejando um esportivo autêntico, mas com a imagem bastante difusa das Ferraris (pertencente ao frupo Fiat) da época, a Fábrica Italiana de Automóveis Turim estudou as propostas do estúdio Pininfarina e alguns rascunhos de um de seus desingners, Chris Bangle, que, juntamente com a equipe do Centro de Stilo Fiat ajudaram a formar o que seria futuramente um dos carros mais desejados da empresa.
Com o projeto em mãos, as idéias foram sendo mescladas da melhor maneira possível para que posteriormente a Pininfarina assumisse a produção. Diferente do que se pensa, o Coupé não foi produzido pela Fiat, mas sim pelo estúdio italiano, daí o nome estampado nas laterais inferiores e no centro do painel.
Mas nem todo o estudo de estilo e desing satisfazem ao ser-humano e este, sempre arranja uma maneira de melhorar aquilo que parece perfeito. O exemplar desta matéria não recebeu muitas modificações mecânicas, mantendo o motor Fivetech (5 cilindros), 2.0L de 20 válvulas Turbo herdado do Marea capaz de render 220cv @ 5.750Rpm, apenas um leve trabalho de upgrade na turbina e aumento da pressão de trabalho do sistema para fazer a cavalaria beliscar os 300cv sem comprometer a durabilidade do motor.
Internamente mantém seus detalhes intáctos. Completo desde sua fabricação, o exemplar em questão conta com bancos em couro, ar-condicionado, direção-hidráulica e demais outros mimos que tornam a direção bastante prazerosa.
Foi por fora que este Fiat Coupé recebeu as principais modificações. Como se pode ver, nada de spoilers, asas, saias laterais ou qualquer outro acessório demasiado. Figuram apenas lanternas traseiras com LEDs e lente branca e belíssimas rodas réplicas do Porsche 911 GT2 com configuração de 8,5x18" vestidas por pneus Pirelli P-Zero Nero de medidas 225/35-18" . Apesar da miscelânea de marcas, as rodas cairam bem e completaram o desing indefasável do charmoso Coupé. Os discos de freio são perfurados e slotados, sendo prensados por pinças Brembo.
Circulam boatos que ainda hoje, na Itália, a Pininfarina tenha cerca de 200 destes Coupés, em série especial, para venda sob encomenda.
Grande abraço a todos.
Maravilha!
ResponderExcluirEssa é uma das minhas cores favoritas.
Depois dê uma passada lá na Garagem. Fiz um ensaio duplo com dois esportivos nacionais.
abs
Bah conta mais ai sobre esses esportivos sob encomenda... vou ver se eles trocam de mano por um bx "novo"... rs
ResponderExcluir[]´s