Links

::[Matéria] VW Gols GTi - Cada um no seu quadrado::

Um dos maiores sucessos da indústria nacional, o VW Gol fez sua história e ainda hoje cativa inúmeros fãs, principalmente em suas versões esportivas. A história não foi diferente com Cristiano e Renato, dois amigos que tratam seus exemplares a pão-de-ló e muito zelo.



O primeiro carro nacional com injeção eletrônica chegou ao mercado causando furor e quebrando alguns paradigmas. A carroceria "quadrada" que tanto agradava aos entusiastas, recebera no ano de 1988 o mesmo motor do VW Santana de quatro cilindros e 2.000cc equipado com a injeção Bosh LE-Jetronic, o GTi passara a desenvolver 112cv @ 5.600Rpm com torque de 17,5Kgfm @ 3.400Rpm. Com o motor AP-2000i do Santana e uma carroceria de pouco mais de 1.000kg, o VW Gol GTI era capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 9,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 185km/h. Estas marcas ajudaram a contruir a imagem de carro esportivo que a VW tanto desejara.

Em 1991 a linha Gol ganhara novos traços e, principalmente, novas rodas. Herdadas do carro-conceito Orbit, as famosas rodas orbitais foram incorporadas aos GTI. Com novos traços arredondados nos faróis, mas sem descaracterizar a linha, a versão GTI ia ganhando cada vez mais admiradores mesmo com a chegada dos Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSI.

Apaixonados por seus VWs, Cristiano e Renato vêem em seus carros de uso diário a realização de sonhos, ainda mais quando se nota o carinho com que tratam seus carros. Ambos são os segundos donos dos exemplares.



Cristiano comprou seu GTI Amarelo Sunny a alguns anos mudou pouquíssimas coisas. Algumas foram por gosto pessoal, outras apenas para manutenção. Fora da originalidade, ao se abrir o capô, encontra-se apenas uma barra estrutural superior ligando as duas torres de suspensão dianteiras. No inteiror apenas um player Sony CDXMP57 foge da originalidade. No mais, é possível aproveitar todo o conforto dos bancos Recaro com forração original em ótimo estado e a comodidade da direção-hidráulica em conjunto com o ar-condicionado.

As rodas orbitais "gominho" de 15" foram devidamente calçadas com pneus Toyo Proxes4e o veículo não sofreu qualquer tipo de modificação na suspensão e mantém sua maneabilidade e estabilidade intáctas.



Já o Gol GTI Branco Nacar de Renato deve estar pensando com seus pistões: "Não poderia estar melhor." Comprado a poucos meses, este GTI já recebeu um trato completo em relação à renovação de peças e uma leve apimentada no motor.

Internamente, após a aquisição, o carro recebeu novo carpete e mais nada. Os bancos Recaro hostentam a forração original em ótimo estado e de quebra ainda possui o toca-fitas original da linha VW Volksline da época de lançamento.

No motor, um trato para extrair um pouco mais do que os 112cv originais. Um comando 276º orientado por uma polia regulável da Beep Turbo ajudam o cabeçote preparado pela AD Performance a melhorar o fluxo no AP2000i.

Externamente, Renato tratou de trocar as lanternas traseiras por novas e retocar a pintura dos pára-choques para que ficasse perfeito dentre outros detalhes mínimos como o aro do emblema "VW" traseiro e a substituição dos adesivos. A suspensão recebeu um leve trabalho nas torres, deixando a carroceria mais perto dos pneus Yokohama A.Drive de medidas 195/50-15" que recobrem as rodas orbital "gomão".



Indiscutivelmente os dois exemplares são extremamente bem cuidados e seus proprietários podem se orgulhar deles. Como são carros de uso diário, não é difícil ver pessoas se esforçando para acompanhar com o olhar os passeios e as idas-e-vindas destes belos VWs.

Esta matéria está disponível também no site Digus com mais algumas fotos.

5 comentários:

  1. Bela Matéria!
    Amarelo com certeza é o GT mais combiçado
    Abraços
    Daniel
    GT'sCLUB
    São Paulo
    http://picasaweb.google.com.br/gtsclubvw

    ResponderExcluir
  2. Poxa nem sabia que as fotos eram antigas, achei ontem no Street Sampa.

    São belissimos carros e estando mais novos fica melhor ainda. Sou apaixonado por GTI, meu sonho é um 89 azul.

    Parabéns pela matéria e pelas fotos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sou o atual dono dessa jóia branco pérola, adquiri em abril de 2011, garanto que hoje está ainda mais bonito que na foto.

    ResponderExcluir