Quem nunca se pegou pensando em modificações sérias em um carro? Seja no seu ou naquele carro de sonho que merece umas rodas melhores, uma suspensão melhorada, um motor mais potente ou mesmo uma restauração primorosa?
Independente do projeto, sempre há algo que não agrada e sempre é possível melhorar. Leandro "Starke", usuário do fórum RatVolks e membro do Grupo Caution, não pensou duas vezes ao adquirir em 2007 seu VW Fusca '67. Um carro com 40 anos de idade que passou os últimos 28 anos nas mãos de uma única pessoa. "No começo a idéia era deixá-lo original mesmo por que de peças o Fusquinha tava 100%". No começo, Leandro, tudo são flores... apenas no começo...
Bastante exigente e com um carro praticamente 100% original, a restauração deveria ser à altura. Ao fazer os orçamentos, viu que os preços não condiziam com seu orçamento pessoal e a idéia de restauração foi deixada de lado. Decidiu abraçar uma empreitada meticulosa e criteriosa: "Desisti de restaurá-lo e parti na ideia de só fazer a parte de baixo dele pra poder rodar sem medo e no meio desse processo surge a suspa ar. Já tinha as idéias de como fazer todos os esquemas e metemos a cara" - diz Leandro que contou com a ajuda de amigos (Dudu, Dércio, Maurici-Tornearia Nicoletto, Rob666, Aicooled, Morgan, Xará, Nigo, Chico, Júnior XL, Tripa, Piranha e Thiago) apenas aos sábados em Pomerode-SC para seguir com seu projeto.
Com a carroceria de lado, trabalhar o chassi e assoalho do Fusca ficou mais fácil. As pontas dianteiras do chassi foram levantadas e o facão traseiro foi cortado para que o assoalho encostasse no chão. Na dianteira foram utilizadas amortecedores pneumáticos da Chevrolet Omega Suprema e na traseira bolsas Goodyear de dois gomos sobre os suportes montados especialmente para a suspensão. O quadro da suspensão fora encurtado em cerca de 4" sem a necessidade da utilização de mangas de eixos rebaixadas. Para caber o "novo" quadro, o fundo do porta-malas foi recortado. Todo o assoalho e chassi foram pintados de preto , tomando-se o máximo de cuidado para não deixar de tratar nenhum ponto.
Externamente apenas os faróis dianteiros foram substituidos por modelos conhecidos como "olho de boi" e um stencil fora grafitado no pára-lama dianteiro esquerdo. As rodas foram reformadas e agora exibem uma bela e contrastante pintura branca L87 (de época) com as tradicionais calotas cromadas.
Um hack de teto "de época" hostenta a ação do tempo sobre suas partes. Este já é parte integrante do visual do VW e além do efeito tem função prática, uma vez que o fundo do porta-malas inexiste.
Internamente o carro é completamente despojado e a originalidade predomina onde é possível. Alguns botões desgastados ou mesmo a falta deles é plenamente justificável uma vez que a idade do carro torna qualquer argumento desnecessário. Uma caveira foi alocada como pomo de câmbio e o controle da suspensão geralmente fica sobre os bancos.
O motor é um boxer de 1.300cc sem qualquer alteração. Os pneus dianteiros são os raros, baixos e estreitos Continental de medidas 135/70-15" montados em rodas de 4" enquanto os traseiros são de medidas 185/65-15" montados em rodas de 5", deixando o VW com um jeito todo especial. Com esta configuração aliado ao curto quadro dianteiro, pouco acima da posição mais baixa é possível fazer curvas normalmente sem que os pneus raspem nos pára-lamas.
Por mais que os puristas estejam se remoendo de raiva, é inegável a beleza deste projeto e toda a dedicação empregada. Isto ficou bem visível logo no primeiro encontro que Starke participou em Blumenau com seu Fusca. Quem passava e olhava o VW "dançando" de um lado para o outro, ou simplesmente deitado dobre o chão ficava embasbacado.
Nem sempre é preciso de grandes rodas, som exagerado e muito cromo para se chamar atenção. Basta bom gosto, estilo, atitude e determinação para que um simples senhor de 40 anos venha a se tornar um belo exemplo a ser seguido. Muitos outros projetos estão "saindo do forno" aqui no Brasil e em relação aos gringos, não tem deixado nada a dever!
FUSCADOSTARKEREPRESENTANDOAMPLEXOS!!!
Mando bem na materia!
ResponderExcluirVi o fusca agoa em Bnu, matou a pau!!
msmo de nao gostar muito de suspenar..
show!!
abraço
Belo post, a matéria ficou muito boa!
ResponderExcluiré nóis, "Pomarôda Lóida"
Não sou muito fã de suspensão a ar, mas achei legal a idéia desse projeto!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog, Rafa!
Abraço!
muito loco esse fusca, as fotos estão muito legais ainda mais com essas paisagens aí!
ResponderExcluirmas queria saber uma coisa, como esse fusca ficou deste jeito, em relaçao à pintura, essas partes meio esbranquiçadas??
tirem essa duvida pra mim, por favor!
Obrigado a todos pelas visitas e comentários.
ResponderExcluirÉ ótimo saber a opinião das pessoas a respeito de um trampo.
Vina, utilize um carro por mais de 40 anos e esqueça "frescuras" do tipo: Encerar a cada 3 meses, guardar o carro sempre em local coberto... essas coisas...
Dá nisso!
Carambaa bela materia rapaz =)
ResponderExcluiressas fotos de profissionais ai ficaram boas.. Esse trabalho do Starke levo bastante tempo, a gente ja tava aguniado em ver ele andando hahah..o primeiro dia q ele venho no encontro emnsal nao tinha como nao babar nele..fico muito massa..
Parabens ai pro starke e pro run4fun pela bela materia =)
E ai Rafa, parabéns pela matéria, muito profissional mesmo, e o carro nem se fala ... alto estilo em fotos muito tesão.
ResponderExcluirParabéns mesmo a você e ao Starke ...
Um abraço
nEoTTi
WESLEY ALVES MEIRELES
ResponderExcluirCARALHO O FUSCA FICOU SHOW PARECE Q ESTA NA EUROPA AS FOTOS SÃO PROFISSIONAIS O CARRO FICOU MUITO ESTILOSO SOU FÃ DO FUSCA DESTE MODELOS DA DECADA DE 60.
O SEU FICOU D+ O BLOG JA ESTA ADICIONADO EM MEUS FAVORITOS ACABEI DE ACHAR NO GOOGLE PROCURANDO FUSCA STYLE.
ABRAÇÃO
É, TÁ FICANDO FAMOSO O FUKA DE POMERODE.
ResponderExcluirRALMENTE É UM BELO FUSCA E FOI FEITO UM BELO TRABALHO.
PARABÉNS AO DONO.
QUANTO A MATÉRIA, SEM PALAVRAS.
ESPERO QUE VENHA MUITAS OUTRAS MATÉRIAS DESTE NÍVEL, COM FUSCAS E OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA VW-AR.
Cara parabens pelo seu blog e obrigado pela sua visita ao meu blog ...vou linkar seu blog lah tb....
ResponderExcluirvaleu mesmo ...e parabens pelos posts que sao otimos.....
valeu peace and speed !!!!