Algumas pessoas gostam de carro rebaixado, outras não.
Alguns se contentam apenas com molas esportivas, outros não.
Alguns preparam amortecedor, instalam suspensão a ar, de rosca, outros não.
Alguns usuários de suspensão a ar, acham que seu carro é baixo demais, outros não se contentam com tão pouco...
A esta altura, o motor e o câmbio já estão encostando no chão e o carro não desce mais quando as bolsas já estão vazias. Corta-se um pedaço da longarina, rebate pára-lama, ajusta o pára-choque, emenda daqui, solda dali... e, principalmente em Pick-Ups de grande porte, o chassi chega ao chão antes da caixa de ar. É aí que começa a ignorância.
Proprietário de uma GMC Suburban já cortada e própria para os "rituais" dragging, o proprietário desta Chevy Silverado precisava de um carro apto para o dia-a-dia. Adquiriu este exemplar juntamente com um jogo de rodas fechadas 10x24" calçados com pneus Toyo Proxes 305/40-24" que (teoricamente) não receberia muitas modificações. Doce ilusão...
No dia da aquisição a carroceria já viu o chão mais de perto, mas nada muito radical, apenas para igualar o visual com as imensas rodas. Depois de uma semana o proprietário encostou a Silverado e decretou: "Quero mais baixa, mas sem cortar demais o chassi". Ahm... tá bom.
Este componente foi cortado e re-feito com um recuo na parte onde passam os braços das homocinéticas. Além desta modificação, sob a caçamba repousam quatro baterias que mandam força para o sistema de suspensão hidráulica da Pro-Hoper e a suspensão traseira foi re-paginada com a utilização de um sistema 4-link. Diferente dos sistemas utilizados no Brasil, que são a ar, este sistema hidráulico é muito mais resistente, não oferece riscos de furos e tem uma atuação muito rápida, permitindo ao motorista um rápido levantamento de toda a carroceria com bastante velocidade, por vezes, causando leves saltos do chão.
Para que a lataria encostasse no chão, ao invés do chassi, um trabalho extenso e primoroso foi feito. Com a elevação do motor, câmbio e eixo cardã, essas peças não encaixariam devido ao assoalho da Silverado não permitir suas entradas. No final das contas é fácil entender: Estava-se descendo a carroceria e subindo os componentes. Então começaram os cortes. O assoalho da cabine foi parcialmente re-feito e o túnel foi refeito para a passagem do eixo.
Pode parecer muito trabalho (e realmente é), mas todas essas modificações são apenas um pequeno passo dentro do universo desses acrófabos.
Esta matéria só foi possível graças a colaboração do amigo Stevan do site 272° Club. Em uma conversa informal ele me falou dessa Silverado e fiquei louco para mostrá-la em detalhes. O cara é apaixonado por Dragging Cars, Slameds, Rebaixados... principalmente Pick-Ups de grande porte e está com um projeto desses em mãos. Assim que tiver mais infos, "roubo" as fotos e trago-as para cá!
Muito obrigado Stevan!
Grande abraço a todos.
doiduuuuuuu dimais manu....
ResponderExcluirtop.