Residente no Alabama (EUA), o brasileiro Raphael viajou até o Tennessee (cerca de 700 milhas ida e volta) para buscar seu '66. Logo na chegada algumas mudanças foram mais que bem vindas. O bagageiro foi instalado e a forração interna foi completamente re-feita, contando inclusive com mantas estilo mexicanas na forração dos bancos.
Logo depois foi a vez de trocar as mangas de eixo por modelos rebaixados, os amortecedores originais por modelos KYB a gás e dar um trato nos freios a tambor. Ainda contando com as rodas originais e pneus finos (os da frente sao 135/15 e os de traz 165/15), o Fusca ganhou um belo visual "raked", onde a frente fica ligeiramente mais baixa e a traseira mais alta e com a cambagem negativa nas rodas.
Com tanto visual, as rodas originais deram adeus e em seu lugar entraram as famosas Empi 5 Spokes 15" cromadas com pneus dianteiros 145/60-15" e traseiros 185/65-15". No quesito visual este carro já arrazava os corações dos apaixonados, mas Raphael ainda não estava satisfeito e queria mais. Com a facilidade de encontrar peças específicas para seu VW, tudo era uma questão de tempo até atingir-se o visual desejado.
Logo depois foi a vez dos retrovisores. Os Albert Swan Neck trouxeram ao ElJava um toque de nostalgia ainda maior por se tratarem de modelos peculiares, já que não são instalados nas portas e sim ao lado do capô dianteiro. Com este conjunto, Raphael tratou logo de adquirir um par de faróis de milha pois os faróis originais já não davam mais conta do recado por dois motivos: além da fraca iluminação, o visual "raked" inclinava demais o faixo dos faróis para baixo. "Essa foi uma daquelas decisoes de 'utilidade sobre aparencias' - diz ele. Nessa época, encontrou também um volante Empi VDM com aro de madeira.
Como o motor original não aguentou e pouco após a compra "abriu o bico". Em seu lugar entrou um 1.600cc com um carburador Solex 31 pict 1, que segundo Rapha, "anda bem pra caralho!". Com tudo isso em mãos e já pronto para receber um quadro de suspensão encurtado (já contava com mangas de eixo rebaixadas), este componente foi encomendado e completamente feito. "É um quadro encurtado 6", sem amortecedores e com catracas estilo sway-a-way. Acabou-se a moleza!
Das últimas atualizações vieram apenas acessórios de estilo, que ressaltam ainda mais a identidade do ElJava. Mudflaps, escape novo, placa preta oficial, um abridor de garrafas no pára-choque traseiro tornaram este Fusca '66 ainda mais exclusivo.
Para os interessados em saber mais sobre Raphael, o próprio ElJava já manda um recado:
"I spend my money on
booz, gambling and women
The rest I waste
.....
Eu gasto meu dinheiro em...
Bebidas, apostas e mulheres.
O resto eu desperdiço..."
Tá dado o recado!
Aqui vai um vídeo de brinde.
ElJava, the Movie:
belo post parabens
ResponderExcluir